Os 8 carros mais difíceis de encontrar peças no Brasil em 2025
Na hora de comprar um carro, muitos motoristas olham para o design, tecnologia e até o valor de revenda. Mas um fator essencial costuma ser deixado de lado: a facilidade de encontrar peças de reposição. E quando esse detalhe é ignorado, os custos com manutenção podem surpreender — negativamente.
Separamos 8 modelos vendidos no Brasil que, por diversos motivos, enfrentam problemas de reposição de peças, manutenção cara e até desvalorização no mercado.

🔧 1. SsangYong Tivoli
Esse SUV importado da Coreia do Sul tem baixa procura no mercado brasileiro. Como resultado, a rede de assistência é pequena e as peças são escassas. Portanto, geralmente, precisam ser importadas, o que aumenta o custo e o tempo de espera para consertos.
🔧 2. JAC T80
O modelo chinês de luxo da JAC enfrenta três grandes desafios: manutenção cara, desvalorização acentuada e baixa disponibilidade de peças, inclusive de itens básicos. Isso pode ser um obstáculo para quem pensa em manter o carro por muitos anos.
🔧 3. Chery S18
Embora seja um compacto com proposta urbana, o Chery S18 nunca teve grande aceitação no mercado. Hoje, é cada vez mais difícil encontrar peças, mesmo para manutenções simples. Além disso, o custo de algumas peças pode surpreender negativamente.
🔧 4. Ford Fiesta Ecoboost
Apesar do bom desempenho do motor 1.0 turbo, esse Fiesta teve baixa adesão no Brasil. Com isso, a disponibilidade de peças específicas do motor Ecoboost é limitada, o que dificulta o serviço em oficinas e eleva o custo da manutenção.
🔧 5. Chevrolet Silverado (modelos antigos)
A picape saiu de linha por muitos anos no Brasil e só voltou recentemente. Modelos mais antigos enfrentam grande escassez de peças originais, o que pode forçar o uso de peças paralelas ou importações mais demoradas.
🔧 6. Citroën C5
Apesar do conforto e tecnologia, o Citroën C5 é conhecido por exigir um cuidado especial. Peças específicas da suspensão e do sistema hidráulico, por exemplo, têm pouca oferta no Brasil — e podem levar semanas para chegar.
🔧 7. Peugeot 5008
Esse SUV francês tem design moderno e ótimo pacote de tecnologia. Porém, como é um modelo importado e de nicho, há baixa oferta de peças no mercado nacional, o que pode impactar diretamente o tempo e o valor das manutenções.
🔧 8. Suzuki S-Cross
A Suzuki tem presença limitada no Brasil, e o S-Cross, apesar de eficiente, sofre com baixo volume de vendas e importação de peças. A espera por peças pode ser longa — e cara.
🚨 Por que isso importa?
Carros com peças difíceis de encontrar:
- Têm manutenções mais caras
- Podem ficar mais tempo parados na oficina
- E até custar mais caro no seguro
Sim, a disponibilidade de peças influencia diretamente no valor do seguro, já que o custo para reparar o veículo é mais alto para a seguradora.
✅ Dica da Potencial:
Antes de comprar um carro importado ou de baixa circulação, consulte um corretor especializado para avaliar o impacto no valor do seguro.
💬 Então, fale com a Potencial Corretora de Seguros e faça uma escolha segura, econômica e consciente!